casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Por que temos ligamentos e tendões?
Ligamentos: >
Estabilidade das Articulações :Os ligamentos são os principais responsáveis por fornecer estabilidade às articulações, conectando ossos a ossos. Eles funcionam como cordões fibrosos fortes que mantêm os ossos unidos, evitando movimentos ou luxações excessivas. Eles são cruciais para manter a integridade estrutural das articulações e garantir sua amplitude normal de movimento.
Exemplos: 1.
Ligamentos Colaterais no joelho
2.
Ligamento Redondo no quadril
3.
Ligamento Púbico na pélvis
Tendões: >
Transmissão de Força :Os tendões servem como conectores flexíveis entre músculos e ossos. Sua função principal é transmitir as forças geradas pelas contrações musculares ao sistema esquelético. Quando os músculos se contraem, eles puxam os tendões, resultando no movimento dos ossos ou partes do corpo associados. Isto permite movimentos precisos e controlados dos membros e outras estruturas do corpo.
Exemplos: 1.
Tendão de Aquiles conectando os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar
2.
Tendão Patelar ligando os músculos quadríceps à rótula
3.
Tendão do bíceps conectando o músculo bíceps ao osso rádio no antebraço
Juntos, ligamentos e tendões desempenham papéis vitais no nosso sistema músculo-esquelético:
- Os ligamentos garantem a estabilidade e integridade das articulações, enquanto os tendões transferem eficientemente as forças musculares para os ossos, permitindo-nos realizar movimentos variados com precisão e equilíbrio.