casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Como a cintura pélvica está ligada ao esqueleto axial?

A cintura pélvica, também conhecida como cintura quadril, está ligada ao esqueleto axial pelas articulações sacroilíacas. Essas articulações são formadas entre o sacro, que é o osso triangular na base da coluna, e o ílio, que é o maior osso da pelve. As articulações sacroilíacas são articulações sinoviais, o que significa que são revestidas por uma membrana sinovial e preenchidas com líquido sinovial. Isso permite um movimento suave entre o sacro e o ílio.

As articulações sacroilíacas são sustentadas por vários ligamentos, incluindo o ligamento sacroilíaco anterior, o ligamento sacroilíaco posterior e o ligamento sacroilíaco interósseo. Esses ligamentos ajudam a manter as articulações sacroilíacas no lugar e evitam que elas se movam muito em qualquer direção.

A cintura pélvica também está ligada ao esqueleto axial pelo ligamento sacrotuberal e pelo ligamento sacroespinhoso. Esses ligamentos vão do sacro ao ísquio, que é a parte inferior e posterior da pelve. O ligamento sacrotuberal e o ligamento sacroespinhoso ajudam a apoiar a cintura pélvica e evitam que ela gire muito em qualquer direção.