casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Como o tecido afeta o órgão?
Os tecidos são grupos de células semelhantes que trabalham juntas para desempenhar uma função específica. Os órgãos são constituídos por dois ou mais tecidos diferentes que trabalham juntos para desempenhar uma função complexa. Por exemplo, o coração é composto de tecido muscular cardíaco, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. O tecido muscular cardíaco se contrai para bombear o sangue, o tecido conjuntivo fornece suporte e os vasos sanguíneos transportam o sangue de e para o coração.
Os tecidos afetam os órgãos, fornecendo-lhes as células e os materiais de que necessitam para funcionar. Por exemplo, o tecido muscular cardíaco fornece ao coração as células necessárias para se contrair, enquanto o tecido conjuntivo fornece suporte e os vasos sanguíneos transportam sangue de e para o coração. Sem tecidos, os órgãos não seriam capazes de funcionar adequadamente.
Aqui estão alguns exemplos específicos de como os tecidos afetam os órgãos:
*
Tecido epitelial reveste as superfícies dos órgãos e os protege do meio ambiente. Por exemplo, o tecido epitelial dos pulmões reveste as vias respiratórias e protege-as da poeira inalada e de outras partículas.
*
Tecido conjuntivo fornece suporte para órgãos e os mantém no lugar. Por exemplo, o tecido conjuntivo da pele fornece suporte e ajuda a manter o corpo unido.
*
Tecido muscular permite que os órgãos se movam. Por exemplo, o tecido muscular esquelético dos braços e pernas permite-nos mover os membros.
*
Tecido nervoso controla as atividades dos órgãos. Por exemplo, o tecido nervoso do cérebro controla a frequência cardíaca, a respiração e outras funções corporais.
Os tecidos são os blocos de construção dos órgãos e desempenham um papel vital para garantir o funcionamento adequado dos órgãos. Sem tecidos, os órgãos não poderiam existir.