casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Quais são os 2 principais tipos de músculos respiratórios e como funcionam?
No processo respiratório, existem dois tipos de músculos principalmente responsáveis pelo movimento do ar para dentro e para fora dos pulmões:
1.
Diafragma :
- O diafragma é o principal músculo da respiração.
- É um músculo em forma de cúpula localizado na parte inferior da caixa torácica, separando a cavidade torácica (tórax) da cavidade abdominal.
- Quando o diafragma se contrai, ele se move para baixo e se achata, criando uma cavidade torácica maior.
- Essa diminuição da pressão dentro da cavidade torácica faz com que o ar entre nos pulmões, resultando em inalação (inspiração).
- Quando o diafragma relaxa, ele volta à sua posição original, comprimindo os pulmões e expulsando o ar, resultando na expiração (expiração).
2.
Músculos Intercostais :
- Os músculos intercostais estão localizados entre as costelas.
- Existem dois conjuntos de músculos intercostais:músculos intercostais externos e músculos intercostais internos.
- Os músculos intercostais externos estão localizados entre as costelas e são responsáveis pela inspiração. Quando esses músculos se contraem, eles puxam as costelas para cima e para fora, expandindo a cavidade torácica, o que leva a uma diminuição da pressão e o ar é aspirado para os pulmões.
- Os músculos intercostais internos estão localizados mais profundamente que os músculos intercostais externos e são responsáveis pela expiração. Quando esses músculos se contraem, eles puxam as costelas para baixo e para dentro, reduzindo o volume da cavidade torácica, o que aumenta a pressão e força o ar para fora dos pulmões.
Quando o diafragma se contrai e os músculos intercostais elevam o tórax, o volume da cavidade torácica aumenta, fazendo com que a pressão dentro dos pulmões diminua. Essa pressão mais baixa aspira o ar pelo nariz, resultando em inalação. Quando o diafragma relaxa e os músculos intercostais relaxam e abaixam o tórax, o volume da cavidade torácica diminui, aumentando a pressão nos pulmões e expelindo o ar pelo nariz e pela boca como um ar exalado.