casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Quais ossos do corpo humano diferem em homens e mulheres?

A pélvis

A diferença mais significativa no esqueleto humano entre homens e mulheres é a pélvis. A pelve masculina é mais estreita e alongada que a feminina, que é mais larga e arredondada. Essa diferença se deve aos diferentes papéis que a pelve desempenha na reprodução. Nas mulheres, a pélvis deve ser larga o suficiente para acomodar a passagem da cabeça do bebê durante o parto. Nos homens, a pélvis é mais estreita para fornecer suporte aos órgãos abdominais.

A mandíbula

A mandíbula, ou maxilar inferior, também é diferente em homens e mulheres. A mandíbula masculina é tipicamente maior e mais robusta que a mandíbula feminina. Acredita-se que essa diferença se deva ao fato de os homens terem mais massa muscular nas mandíbulas, que é usada para mastigar.

A Clavícula

A clavícula, ou clavícula, também é diferente em homens e mulheres. A clavícula masculina é tipicamente mais longa e mais espessa que a feminina. Acredita-se que essa diferença se deva ao fato de os homens terem ombros mais largos que as mulheres.

O úmero

O úmero, ou osso do braço, também é diferente em homens e mulheres. O úmero masculino é normalmente mais longo e mais grosso que o úmero feminino. Acredita-se que essa diferença se deva ao fato de os homens terem mais massa muscular na parte superior dos braços, que é usada para levantar e arremessar.

O Fêmur

O fêmur, ou osso da coxa, também é diferente em homens e mulheres. O fêmur masculino é normalmente mais longo e mais grosso que o fêmur feminino. Acredita-se que essa diferença se deva ao fato de os homens serem geralmente mais altos que as mulheres.

Estes são apenas alguns dos ossos do corpo humano que diferem em homens e mulheres. Estas diferenças devem-se aos diferentes papéis que homens e mulheres desempenham na reprodução e na actividade física.