casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Quem nomeou os ossos do corpo?

O primeiro exemplo registrado de uma abordagem sistemática para nomear os ossos do corpo remonta ao século II, quando o médico romano Galeno realizou uma série de dissecações e forneceu nomes para os ossos que encontrou. O trabalho de Galeno seguiu em grande parte os textos anatômicos do médico grego Hipócrates, que viveu no século V aC e descreveu alguns dos ossos do corpo, mas sem fornecer um sistema de nomenclatura abrangente. No entanto, é provável que Galeno tenha sido o primeiro a nomear formalmente muitos dos ossos que usamos hoje.

O trabalho de Galeno foi amplamente influente e suas descrições anatômicas foram aceitas como oficiais por muitos séculos. Foi só na Renascença, quando houve um interesse renovado pela anatomia humana, que os cientistas começaram a desafiar algumas das descobertas de Galeno. No século XVI, o anatomista belga Andreas Vesalius publicou um livro inovador, "De Humani Corporis Fabrica", que continha ilustrações detalhadas e precisas do corpo humano. Vesalius corrigiu alguns erros de Galeno e introduziu alguns novos termos anatômicos que ainda são usados ​​hoje.

Hoje, a nomenclatura dos ossos é regida pela Nomenclatura Internacional de Termos Anatômicos (INA), que é uma terminologia padronizada usada por anatomistas e profissionais médicos em todo o mundo. O INA foi publicado pela primeira vez em 1895 e é atualizado regularmente para refletir novos desenvolvimentos e descobertas científicas.