casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Como as células nervosas e musculares diferem de outras células do corpo?

Nervo e músculo as células diferem de outras células do corpo em vários aspectos importantes:

1. Excitabilidade: As células nervosas e musculares são excitáveis, o que significa que podem gerar sinais elétricos chamados potenciais de ação. Esses potenciais de ação permitem-lhes transmitir informações rapidamente por longas distâncias. Outras células do corpo, como células da pele ou do fígado, não possuem essa propriedade.

2. Polaridade: As células nervosas e musculares são polarizadas, o que significa que têm uma distribuição distinta de carga elétrica através de suas membranas. O interior dessas células é negativo em relação ao exterior, e essa diferença de potencial elétrico é essencial para a geração de potenciais de ação.

3. Comunicação: As células nervosas e musculares comunicam-se entre si através de sinais químicos chamados neurotransmissores. Os neurotransmissores são liberados pelas células nervosas e se ligam aos receptores nas células musculares, fazendo com que elas se contraiam.

4. Contratilidade: As células musculares são especializadas em contração, que é o processo pelo qual encurtam e geram força. Essa propriedade permite que os músculos movam o corpo e desempenhem diversas funções, como caminhar, falar e respirar.

5. Adaptação: As células nervosas e musculares podem se adaptar às mudanças em seu ambiente. Por exemplo, se um músculo for exercitado regularmente, ficará mais forte e mais resistente à fadiga. Isso se deve ao fato de que as células nervosas e musculares podem aumentar a produção de proteínas e outras moléculas necessárias ao seu funcionamento.

Além dessas diferenças, as células nervosas e musculares também apresentam algumas semelhanças com outras células do corpo. Por exemplo, todos eles contêm núcleo, citoplasma e membrana plasmática. Todos eles também realizam os processos básicos da vida celular, como metabolismo e reprodução.