casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Por que os ossos longos encontrados no homem têm medula óssea vermelha?

A afirmação de que os ossos longos dos humanos possuem medula óssea vermelha não é totalmente correta. Embora alguns ossos longos contenham medula óssea vermelha, outros contêm medula óssea amarela. A distribuição da medula óssea vermelha e amarela nos ossos longos muda ao longo da vida de uma pessoa.

* Medula óssea vermelha: Este tipo de medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. A medula óssea vermelha é encontrada nos ossos chatos do crânio, esterno, costelas, vértebras e pelve, bem como no tecido ósseo esponjoso nas extremidades dos ossos longos. Em bebês e crianças pequenas, toda a medula óssea é vermelha.


* Medula óssea amarela: Este tipo de medula óssea consiste principalmente em células adiposas e não produz células sanguíneas. A medula óssea amarela é encontrada na diáfise (diáfise) dos ossos longos. À medida que as pessoas envelhecem, parte da medula óssea vermelha nos ossos longos é gradualmente substituída pela medula óssea amarela. Esse processo começa no final da adolescência ou início dos vinte anos e continua durante toda a vida adulta.

A presença de medula óssea vermelha nos ossos longos permite a produção de células sanguíneas perto das áreas onde são necessárias no corpo. Os ossos chatos e as vértebras, que contêm medula óssea vermelha, estão localizados perto dos principais vasos sanguíneos que irrigam os órgãos e tecidos do corpo. A medula óssea vermelha no tecido ósseo esponjoso nas extremidades dos ossos longos ajuda a atender às necessidades de células sanguíneas dos membros.

A substituição da medula óssea vermelha pela medula óssea amarela à medida que as pessoas envelhecem é uma parte normal do processo de envelhecimento. Não indica um problema de saúde, a menos que ocorra prematuramente ou seja acompanhado de outros sintomas, como anemia ou fadiga.