casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Por que as articulações do crânio dos bebês são móveis?
O crânio de um bebê recém-nascido é composto por várias placas ósseas que ainda não estão fundidas. Isso permite que o crânio seja flexível e se molde ao canal do parto durante o parto. As articulações entre os ossos do crânio também são móveis, o que permite que o cérebro cresça rapidamente durante os primeiros meses de vida. À medida que o cérebro cresce, os ossos do crânio gradualmente se fundem, até que estejam totalmente fundidos na idade adulta.
Aqui estão algumas razões específicas pelas quais as articulações do crânio infantil são móveis:
*
Para permitir o crescimento do cérebro: O cérebro de um bebê recém-nascido tem cerca de 25% do tamanho adulto. Nos próximos meses, o cérebro crescerá rapidamente, atingindo cerca de 75% do seu tamanho adulto no final do primeiro ano. Este rápido crescimento exige que os ossos do crânio sejam móveis para que possam expandir e acomodar o cérebro em crescimento.
*
Para proteger o cérebro: As articulações móveis do crânio ajudam a proteger o cérebro contra lesões. Se os ossos do crânio fossem fundidos, teriam maior probabilidade de fraturar em caso de queda ou outro ferimento na cabeça. As articulações móveis permitem que o crânio absorva parte do impacto de um golpe, o que ajuda a proteger o cérebro de danos.
*
Para facilitar o parto: As articulações móveis do crânio permitem que o crânio se molde ao canal do parto durante o parto. O crânio pode comprimir-se e alongar-se à medida que passa pelo canal do parto, o que ajuda a reduzir o risco de lesões na cabeça do bebé.
Depois que o cérebro atinge seu tamanho máximo, os ossos do crânio gradualmente se fundem. Este processo de fusão é chamado de
ossificação craniana . Começa nos primeiros meses de vida e geralmente termina na idade adulta. A fusão dos ossos do crânio ajuda a proteger o cérebro e a dar ao crânio a sua forma adulta.