casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

De que são compostos os músculos esqueléticos?

Os músculos esqueléticos são compostos por feixes de fibras musculares cilíndricas alongadas. Cada fibra muscular é uma célula multinucleada que contém muitas miofibrilas, que são os elementos contráteis do músculo. As miofibrilas são compostas por filamentos de actina e miosina, que deslizam um pelo outro durante a contração muscular. O deslizamento dos filamentos é alimentado pela hidrólise do trifosfato de adenosina (ATP) pela miosina.

Cada miofibrila é cercada por uma membrana chamada retículo sarcoplasmático. O retículo sarcoplasmático armazena íons de cálcio, que são liberados nos miofilamentos durante a contração muscular. A liberação de íons cálcio faz com que os filamentos de actina e miosina deslizem um sobre o outro, resultando em contração muscular.

Toda a fibra muscular é cercada por uma membrana chamada sarcolema. O sarcolema é responsável por manter o ambiente iônico adequado para a contração muscular. Também contém receptores para hormônios e neurotransmissores, que regulam a contração muscular.

Os músculos esqueléticos estão ligados aos ossos por tendões. Os tendões são compostos de tecido conjuntivo denso que transmite a força da contração muscular aos ossos.