casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Em que os ossos de um bebê são diferentes dos seus?
1. Os ossos são mais macios e flexíveis Os ossos de um bebê recém-nascido são feitos principalmente de cartilagem, um tecido flexível e emborrachado que gradualmente endurece e se transforma em osso durante a infância. Isso permite que o bebê passe pelo canal do parto sem causar ferimentos à mãe.
2. Os ossos são menores e mais leves Os ossos de um bebê recém-nascido são muito menores e mais leves que os ossos de um adulto. Isso ocorre porque os bebês têm menos massa muscular e menos peso corporal total.
3. Os ossos têm proporções diferentes Os ossos de um bebê recém-nascido são proporcionalmente diferentes dos ossos de um adulto. Por exemplo, a cabeça de um recém-nascido é muito maior em proporção ao resto do corpo do que a cabeça de um adulto.
4. Os ossos são mais suscetíveis a lesões Os ossos de um bebê recém-nascido são mais suscetíveis a lesões porque são mais macios e flexíveis. É por isso que é importante manusear os recém-nascidos com cuidado e evitar deixá-los cair.
5. Os ossos crescem e se desenvolvem rapidamente Os ossos de um bebê recém-nascido crescem e se desenvolvem rapidamente durante os primeiros anos de vida. Esse crescimento é estimulado pelo hormônio do crescimento, a somatotropina, produzida pela glândula pituitária.
Quando uma criança atinge a idade adulta, seus ossos terão atingido seu tamanho e densidade máximos.