casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Quando os ossos permitem que o movimento ocorra?

Os ossos permitem que o movimento ocorra quando estão unidos nas articulações. As articulações são pontos de contato entre dois ou mais ossos e são as estruturas que fornecem suporte e facilitam os movimentos. Existem três tipos principais de juntas:

- Juntas imóveis: Essas articulações não permitem nenhum movimento entre os ossos que conectam. Os exemplos incluem as articulações entre os ossos do crânio.

- Juntas ligeiramente móveis: Essas articulações permitem uma quantidade limitada de movimento entre os ossos que conectam. Os exemplos incluem as articulações entre as vértebras da coluna vertebral.

- Juntas livremente móveis: Essas articulações permitem a maior quantidade de movimento entre os ossos que conectam. Os exemplos incluem as articulações esféricas do quadril e do ombro e as articulações do joelho e do cotovelo.

A natureza do movimento possível em uma articulação depende do tipo de articulação e da estrutura dos ossos que a formam. Por exemplo, as articulações esféricas permitem uma ampla gama de movimentos, incluindo rotação, flexão, extensão e abdução, enquanto as articulações articuladas permitem apenas flexão e extensão.