casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

Descreva as diferentes classificações de articulações e amplitude de movimento em cada uma?

Tipos de articulações e sua amplitude de movimento

Articulações são os pontos onde dois ou mais ossos se encontram. Eles permitem o movimento e proporcionam estabilidade ao corpo. Existem três tipos principais de juntas:

1. Articulações sinoviais são o tipo mais comum de articulação. Eles são caracterizados por uma cavidade articular preenchida com líquido sinovial, que reduz o atrito e permite movimentos suaves. As articulações sinoviais permitem uma ampla gama de movimentos, incluindo:
* Flexão:dobrar uma articulação
* Extensão:endireitar uma articulação
* Abdução:afastar um membro da linha média do corpo
* Adução:mover um membro em direção à linha média do corpo
* Rotação:girar um membro em torno de seu longo eixo
* Circundução:mover um membro em movimentos circulares

2. Articulações cartilaginosas são conectados por cartilagem, que é um tecido resistente e flexível. As articulações cartilaginosas permitem algum movimento, mas não tanto quanto as articulações sinoviais. Existem dois tipos de articulações cartilaginosas:
* Sincondroses são articulações entre ossos que ainda estão crescendo. A cartilagem nas sincondroses gradualmente se transforma em osso, de modo que essas articulações tornam-se menos móveis à medida que a pessoa envelhece.
* Sínfises são articulações entre ossos que pararam de crescer. A cartilagem nas sínfises é mais flexível do que a cartilagem nas sincondroses, portanto essas articulações permitem mais movimentos.

3. Articulações fibrosas estão conectados por tecido conjuntivo denso. As articulações fibrosas não permitem nenhum movimento. Existem dois tipos de articulações fibrosas:
* Suturas são articulações entre os ossos do crânio. As suturas são preenchidas com um tecido conjuntivo denso chamado dura-máter.
* Sindesmoses são articulações entre os ossos dos membros. As sindesmoses são preenchidas por um tecido conjuntivo denso denominado membrana interóssea.

Amplitude de movimento

A amplitude de movimento de uma articulação é determinada pela forma da articulação, pelos músculos que a circundam e pelos ligamentos que a mantêm unida. A seguir estão as amplitudes médias de movimento para algumas das principais articulações do corpo:

* Articulação do ombro: Flexão:180 graus, Extensão:45 graus, Abdução:90 graus, Adução:45 graus, Rotação:180 graus
* Articulação do cotovelo: Flexão:140 graus, Extensão:0 graus
* Articulação do pulso: Flexão:80 graus, Extensão:70 graus, Abdução:20 graus, Adução:20 graus, Rotação:80 graus
* Articulação do quadril: Flexão:120 graus, Extensão:0 graus, Abdução:45 graus, Adução:30 graus, Rotação:50 graus
* Articulação do joelho: Flexão:135 graus, Extensão:0 graus
* Articulação do tornozelo: Dorsiflexão:20 graus, Flexão plantar:50 graus, Inversão:20 graus, Eversão:20 graus