casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Quais são as etapas da formação óssea endocondral?
Formação óssea endocondral é o processo pelo qual a maioria dos ossos do corpo é formada. Envolve a substituição de um modelo cartilaginoso do osso por tecido ósseo. As etapas da formação óssea endocondral são:
1.
Formação de um modelo de cartilagem: O primeiro passo na formação óssea endocondral é a formação de um modelo cartilaginoso do osso. Isso é feito por células chamadas condroblastos, que secretam matriz de cartilagem. O modelo de cartilagem é composto por células e matriz e dá forma ao osso.
2.
Ossificação: Uma vez formado o modelo de cartilagem, inicia-se o processo de ossificação. Isto envolve a substituição da matriz da cartilagem por tecido ósseo. A ossificação começa no centro do modelo de cartilagem e se espalha para fora.
3.
Formação do centro de ossificação primário: A primeira área de ossificação é chamada de centro de ossificação primário. É aqui que os vasos sanguíneos e os nervos entram no osso. O centro de ossificação primário é constituído por osso trabecular, que é um tipo de osso esponjoso.
4.
Formação dos centros de ossificação secundários: Após a formação do centro de ossificação primário, centros de ossificação secundários se desenvolvem nas extremidades do osso. Esses centros de ossificação secundários também são constituídos por osso trabecular.
5.
Crescimento do osso: O osso continua a crescer pela adição de novo tecido ósseo nas placas de crescimento. As placas de crescimento estão localizadas nas extremidades dos ossos. Eles são constituídos por células cartilaginosas que se dividem e produzem uma nova matriz cartilaginosa. Esta nova matriz de cartilagem é então substituída por tecido ósseo, fazendo com que o osso cresça em comprimento.
6.
Remodelação: Depois que o osso atinge seu tamanho máximo, ele sofre remodelação. Este é um processo pelo qual o osso é fortalecido e sua forma refinada. A remodelação é feita por células chamadas osteoclastos e osteoblastos. Os osteoclastos decompõem o tecido ósseo antigo e os osteoblastos constroem novo tecido ósseo.
A formação óssea endocondral é um processo complexo que envolve muitas etapas diferentes. Porém, é um processo essencial para o desenvolvimento e crescimento dos ossos.