casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos

É possível quebrar o dedo dobrando-o para trás?

É possível quebrar um dedo dobrando-o para trás, também conhecido como lesão por hiperextensão. Esse tipo de lesão pode ocorrer durante diversas atividades como esportes, acidentes ou até mesmo durante movimentos do dia a dia. Quando o dedo é dobrado na direção oposta à sua amplitude normal de movimento, ele coloca pressão excessiva nos ligamentos e articulações, causando uma fratura ou luxação.

O dedo mais comumente ferido dessa maneira é o polegar. Na maioria dos casos, a hiperextensão ocorre na articulação interfalângica proximal, que conecta as falanges (ossos) médias e distais do polegar. Esta articulação pode dobrar-se para a frente para permitir movimentos de preensão e pinça, mas não deve dobrar-se para trás além dos seus limites naturais.

Em casos graves, a hiperextensão pode causar fraturas, rupturas de ligamentos e luxações articulares, os quais requerem atenção médica adequada. Buscar avaliação médica imediata é crucial para determinar a extensão da lesão e receber tratamento adequado, que pode incluir imobilização, imobilização ou até mesmo intervenção cirúrgica.