casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Uma articulação deve permitir que o movimento entre dois ossos seja chamado de articulação?
Não. Não é obrigatório que uma articulação permita o movimento entre dois ossos seja chamada de articulação. Existem três tipos principais de articulações no corpo humano:
1.
Sinartrose das articulações :são articulações imóveis, o que significa que não permitem nenhum movimento entre os ossos que conectam. Exemplos de articulações sinartrose incluem as articulações entre os ossos do crânio e as articulações entre os dentes e o maxilar.
2.
Articulações anfiartrose :são articulações ligeiramente móveis, o que significa que permitem um pequeno movimento entre os ossos que conectam. Exemplos de articulações anfiartrose incluem as articulações entre as vértebras da coluna e as articulações entre as costelas e o esterno.
3.
Diartrose das articulações :são articulações que se movem livremente, o que significa que permitem uma ampla gama de movimentos entre os ossos que conectam. Exemplos de articulações com diartrose incluem as articulações dos membros, como a articulação do joelho, a articulação do quadril e a articulação do ombro.
Assim, embora muitas articulações permitam o movimento entre dois ossos, também existem articulações que não permitem o movimento. Enquanto dois ossos estiverem conectados por uma articulação, independentemente de permitir ou não movimento, ela é considerada uma articulação.