casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos
Quantos ossos existem nos ossos do ombro?
O ombro, também conhecido como articulação do ombro, é uma articulação complexa e flexível que conecta o osso do braço (úmero) ao tronco. Consiste em vários ossos, músculos, tendões e ligamentos que trabalham juntos para fornecer uma ampla gama de movimentos e suporte.
Os ossos que formam o ombro incluem:
-
clavícula (clavícula) :A clavícula é um osso longo e fino que conecta o esterno (esterno) à articulação do ombro. Ajuda a apoiar o braço e proporciona estabilidade ao ombro.
-
Escápula (omoplata) :A escápula é um osso achatado e triangular que forma a parte posterior do ombro. Fornece uma superfície para a fixação dos músculos e ligamentos que controlam o movimento do ombro.
-
Úmero (osso do braço) :O úmero é o maior osso do braço. Ele se conecta à escápula na articulação do ombro e aos ossos do antebraço na articulação do cotovelo.
-
Acrômio :O acrômio é uma projeção óssea que forma a ponta do ombro. É formado pelo encontro da espinha da escápula e da clavícula.
-
Processo coracoide :O processo coracóide é uma projeção da escápula em forma de gancho. Serve como ponto de fixação para vários músculos e ligamentos que controlam o movimento do ombro.
Em resumo, o ombro é composto pela clavícula, escápula, úmero, acrômio e processo coracóide. Esses ossos, juntamente com os músculos, tendões e ligamentos que os rodeiam, trabalham juntos para formar a articulação do ombro e nos proporcionam a capacidade de mover os braços em várias direções.