crianças entre as idades de 6 meses e 24 meses , que não recebem o suficiente vitamina D, são mais suscetíveis ao raquitismo . A vitamina D está presente no leite fortificado , frutos do mar , carne de fígado e ovos. A pele também produz vitamina D quando absorve a luz solar . Embora o raquitismo nutricional é muito raro hoje em dia , ainda é um problema para as crianças em países subdesenvolvidos , porque eles geralmente não têm acesso aos alimentos que têm elevado teor de vitamina D .
Causas
O risco de uma deficiência de vitamina D é maior em pessoas que são de pele escura , não fique bastante exposição à luz solar, não consomem leite e produtos lácteos , e são vegetarianos. Os bebês , cuja fonte de alimento principal é o leite materno , também estão em risco porque o leite materno não contém vitamina D. Por isso, é muito importante para mães que amamentam os seus bebés para dar suplementos de vitamina D . As crianças também pode herdar o raquitismo , sob a forma de uma doença que torna os rins incapaz de sustentar níveis de fosfato . Alguns distúrbios renais , que resultam em níveis elevados de ácidos na urina também pode causar raquitismo . Em casos raros, o raquitismo também pode ser causada por algumas doenças do fígado .
Sintomas
A criança que sofre de raquitismo tem ossos moles , que podem dobrar e quebrar facilmente . A criança pode sentir dor nos braços, pernas e costas. Outros sintomas incluem : fraturas ósseas freqüente , o crescimento atrofiado , pernas arqueadas e braços, coluna curvada , testa alargada , aumento do abdómen , deformidades dos dentes , costelas malformado , e cãibras musculares. Uma criança que sofre de deformidades do crânio pode sofrer ataques e anomalias mentais devido ao subdesenvolvimento do cérebro.
Tratamento
O tratamento do raquitismo visa aliviar o sintomas e depende da causa da doença . Se a causa é a falta de nutrição , vitamina D e suplementos de cálcio , juntamente com uma dieta adequada ---- frutos do mar e produtos lácteos ---- pode ajudar a aliviar os sintomas de três a nove meses . Os pais também devem se certificar de que seus filhos tenham bastante exposição à luz solar. Distúrbios renais e hepáticas que causam raquitismo exigem tratamentos específicos de condição .
Complicações
Se o raquitismo não for tratada durante a infância , pode causar anormalidades esqueléticas permanentes. Isto significa que a criança não pode crescer ao seu tamanho normal e pode sofrer de deficiências físicas e mentais . A cirurgia, realizada enquanto os ossos ainda estão em desenvolvimento , também pode ajudar a melhorar algumas deformidades esqueléticas .