Ultrasonic terapia por ondas de choque para a fascite plantar é um método de tratamento que emprega ondas sonoras voltadas para a área dolorosa , na tentativa de estimular a cicatrização . Quando os tratamentos , tais como drogas (medicação anti- inflamatório não-esteróide , corticosteróides ) , fisioterapia ou talas não funcionar de forma adequada , a terapia por ondas de choque de ultra-som é normalmente usado . No entanto, um estudo demonstrou que ele seja um método muito ineficaz do tratamento, enquanto outro diz o contrário.
Estudos sobre a ineficácia de Ultrasonic Terapia de choque Ondas
Um estudo realizado em 2002 e detalhado na edição do Journal of Family Practice Dezembro de 2002, mostrou a terapia por ondas de choque de ultra-som para ser um método relativamente ineficaz de tratamento para a fascite plantar. Um estudo duplo-cego randomizado e controlado por placebo foi realizado com 166 pacientes australianos e avaliar seis e doze semanas após a terapia foi administrada. O estudo mostrou que, embora a dor não melhorou entre os dois grupos no julgamento , as melhorias não foram significativas e concluiu-se assim que a terapia por ondas de choque de ultra-som não é um método eficaz de tratamento para a fascite plantar.
Estudos sobre a eficácia do ultra-som terapia de choque ondas
Apesar da conclusão do estudo de 2002 , um estudo americano realizado em 2002 mostrou a terapia por ondas de choque de ultra-som ( chamado de terapia de ondas de choque extracorpóreas radial no estudar ) para ser um método eficaz de tratamento para a fascite plantar. A taxa geral de sucesso foi de 61 por cento em comparação com 42,2 por cento no grupo placebo , e sem efeitos colaterais foram observados entre aqueles que participaram do julgamento.
Embora o estudo realizado na Austrália focada na melhora após seis e doze semanas, o estudo americano com foco na melhoria de doze semanas e uma melhoria de doze meses .
Crítica
Dadas as indicações contrárias de cada estudo , há uma substancial quantidade de críticas por ambos. O estudo realizado na Austrália em 2002, é considerado para ser viciada pelos autores do estudo americano , tal como os níveis de energia de terapia foram muito menos do que aqueles utilizados nos Estados Unidos . Além disso, o estudo foi conduzido por um não- médico que trabalhava para o governo de um sistema nacional de saúde , e como tal, os motivos e os resultados têm sido posta em causa .
Opositores do estudo americano costumam citar o fato de que é um estudo retrospectivo e, portanto, não precisa. Embora seja verdade admitido por Weil , um dos autores do estudo , ele rebate dizendo que os estudos comparativos cirúrgicas são realizadas da mesma maneira e , por conseguinte, comparável em termos do resultado .
Deve também se notar , entretanto, que as notas de rodapé do artigo abstrato encontrado no American Journal of Sports Medicine descrever um possível conflito de interesses. O estudo foi financiado pelo Electro Medical Systems, um inventor e desenvolvedor de tecnologia radial terapia por ondas de choque.
Benefícios do ultra- Choque Wave Therapy
Embora a eficácia do ultra-som de choque a terapia por ondas está em debate , há uma série de benefícios associados com o tratamento não foi encontrado na cirurgia. Cirurgia muitas vezes pode levar a infecções pós-operatórias , que pode ser muito caro (mais elevados do que a própria terapia por ondas de choque de ultra-som ) , enquanto a terapia por ondas de choque de ultra-som permite que o paciente retornar ao trabalho e atividades sociais normais imediatamente.