Se você é diagnosticado com PFD , o tratamento irá centrar-se em reciclagem dos músculos do assoalho pélvico. Isto pode envolver uma ou mais técnicas de fisioterapia .
Terapia manual, um fisioterapeuta treinado irá massagear diretamente os músculos do assoalho pélvico através do reto ou da vagina . Este método concentra-se em revelar pontos de gatilho , ou pontos de contração , nos músculos e desativá-las por meio de pressão direta. Massagem externa também pode ser usado se você achar a técnica interna desconfortável. Embora a terapia manual pode realmente fazer você se sentir pior no curto prazo , a melhoria PFD freqüentemente ocorre após um ou dois meses de tratamentos semanais .
Biofeedback também é usado para tratar PFD , com o objetivo de familiarizar os seus músculos com a sensações de uma evacuação total. Isto pode envolver uma série de técnicas . Uma técnica envolve a colocação de uma sonda na vagina ou no reto que traduz os movimentos musculares em feedback de áudio ou visual. Em outra versão dessa técnica, eletrodos são colocados sobre o períneo e sacro para fornecer os mesmos sinais de áudio e visual . Você pode então usar esse feedback para aprender a relaxar corretamente seus músculos pélvicos . Outra técnica envolve aprender a expulsar um pequeno balão de seu reto. Biofeedback é eficaz em cerca de 75 por cento dos casos de PFD .
Você também pode se beneficiar da estimulação elétrica direta de seus músculos do assoalho pélvico. Nesta técnica , uma pequena sonda é inserida no recto ou na vagina e , em seguida, carregado electricamente , a fim de estimular os músculos . Uma técnica similar usa eletrodos externos para acalmar os espasmos que às vezes acompanham PFD .
A fim de acelerar o seu progresso, seu fisioterapeuta também pode atribuir-lhe exercícios caseiros para PFD . Técnicas potencial aqui incluem perna e nas costas trechos , exercícios de Kegel , relaxamento geral , visualização e treinamento de postura. Consulte o seu fisioterapeuta para uma explicação completa de técnicas relacionadas com a PFD .
Dieta e medicação
Em alguns casos, a constipação associada a PFD pode ser facilitado com a introdução de uma dieta rica em fibras . Seu médico também pode recomendar o uso de laxantes para atingir esse mesmo objectivo. Além disso, o médico pode prescrever doses baixas de relaxantes musculares para aumentar a fisioterapia.
Cirurgia
Se os sintomas não melhorarem através de outros métodos , o seu médico pode recomendar a cirurgia para tratar o seu PFD . Isto pode ser particularmente indicada se você mostrar sinais anormais como um reto dobrado ( prolapso retal ) ou pouching retal ( retocele ) . O seu médico irá informá-lo das opções disponíveis para tratar essas condições.