Tracers são o que torna o procedimento cintilografia óssea possível. Os traçadores são muito pequenos pedaços de material nuclear referidos como " radionuclídeos " . Os radionuclídeos são injectadas em uma veia ( geralmente no braço ) , onde ela se desloca através da corrente sanguínea e entra nos ossos , órgãos e tecidos do corpo . De acordo com o Centro de Câncer de Santa Barbara , geralmente, leva de duas a quatro horas para os ossos para absorver completamente os traçadores .
O Procedimento
Após os radionuclídeos são absorveu o procedimento cintilografia óssea pode começar. MayoClinic explica que o paciente se deita sobre uma mesa durante o processo de varredura do osso . Um instrumento conhecido como uma " câmara gama " , localizada num braço flexível de metal , verifica o corpo inteiro , a fim de determinar o padrão de absorção de radionuclídeo . Um procedimento de varredura do osso inteiro tem a duração de aproximadamente 60 minutos e é completamente indolor.
O que ele pode detectar ?
A cintilografia óssea pode detectar anormalidades nos ossos . Health.com relata que essas anormalidades são muitas vezes referidos como " hot-spots ", que são áreas de osso que coletam radionuclídeos de em abundância. Hot-spots pode ser indicativo de um número de distúrbios; ou seja, a artrite e fracturas . Mas , hot-spots também pode significar condições mais graves, como , tumores ósseos e infecções ósseas.
Quais são os riscos ?
O procedimento cintilografia óssea submete um paciente somente pequenas quantidades de radiação , e as reações adversas são uma ocorrência muito rara. Na verdade , a Sociedade de Física de Saúde ( HPS ) explica que os efeitos colaterais da injeção radioativo são geralmente menores e consistem em calafrios , erupções cutâneas e prurido. Náuseas e vômitos também pode ser experimentado pelo paciente, juntamente com hipotensão e tonturas. As mulheres que estão grávidas ou amamentando são aconselhados a informar o seu médico antes de qualquer procedimento nuclear.
Limitações
A cintilografia óssea pode ser bastante eficaz na detecção de problemas nos ossos mas o procedimento tem suas limitações . Por exemplo, All About costas e pescoço dor aponta que uma varredura do osso não pode determinar anormalidades nos tecidos moles. Portanto, uma varredura do osso deve ser utilizado em combinação com um exame médico e uma avaliação completa história médica antes de um diagnóstico pode ser confirmado . Às vezes, a adição de mais testes podem ser necessários, incluindo uma biópsia.