Um médico diagnostica a fascite plantar , conversando com o paciente sobre os sintomas , o exame dos pés e tornozelos e observar como o paciente caminha . O médico pode pedir um exame , como um raio- x , para excluir outras causas de dor no calcanhar.
Tratamento
O primeiro tratamento para a fascite plantar é resto . Reduzir atividades como caminhar, correr ou saltar pode ajudar a fáscia para curar. Massagear a parte inferior do pé com gelo durante 5 minutos ou a colocação de um bloco de gelo sobre a superfície durante 20 minutos , quatro vezes ao dia , pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação . Medicamentos anti -inflamatórios , como o ibuprofeno pode ajudar.
Se descanso e gelo não são suficientes , consulte um podólogo . Um podólogo pode avaliar os seus pés eo modo de andar a olhar para todos os problemas , como a pronação ( de rolamento excessivo dentro do pé durante a caminhada ou corrida) ou problemas de arco . Se necessário, o podólogo pode torná-lo um ortopédicos para usar em seus sapatos para apoiar os pés corretamente. O médico também pode prescrever fisioterapia.
Fisioterapia
Fisioterapia para a fascite plantar geralmente inclui o fortalecimento e exercícios de alongamento. Porque bezerros apertados e tendões de Aquiles são problemas comuns com fasceíte plantar, trechos terá como alvo dessas áreas. Alongamentos devem visar o gastrocnêmio eo sóleo ( músculos da panturrilha) . Algumas pessoas usam cunhas ou dispositivos em forma de lua para esticar seus bezerros , enquanto outros fazem os alongamentos usando nenhum equipamento . Existem também se estende para os músculos dos pés e para a fáscia plantar. Talas noturnas também estão disponíveis para esticar os bezerros; estes usam uma cinta entre os dedos dos pés e na parte superior da perna para puxar suavemente para trás nos dedos do pé , enquanto você dorme à noite, e foram provados com sucesso em estudos científicos para o tratamento da fascite plantar. Exercícios que fortalecem os músculos dos pés também pode ser útil com fascite plantar.
Fisioterapeutas também pode usar a terapia de ultra-som ou terapia galvânica. Terapia de ultra-som usa ondas sonoras para produzir calor e relaxar os músculos do pé e terapia galvânica utiliza estimulação muscular suave para relaxar os músculos e aliviar o espasmo. Estes métodos são geralmente mais eficaz quando utilizado duas vezes por semana . Entre 80 a 90 por cento dos portadores de fascite plantar vai obter alívio dentro de 6 meses usando esses métodos conservadores ( Weil , Heer , Offutt , Trent , Baker , 2003).
Para os pacientes cuja dor não responde depois de 6 meses ou mais de fisioterapia tradicional , a terapia de ondas de choque extracorpóreas ( ESWT ) é por vezes utilizado . Esta terapia foi originalmente desenvolvido para quebrar pedras nos rins , e usa ondas sonoras para quebrar o tecido da cicatriz e calcificações no interior da fáscia plantar. Ele é usado como uma alternativa não invasiva à cirurgia ( Weil, Heer , Offutt , Trent , Baker , 2003).
Prevenção /solução
Runners pode ser necessário alterar a sua sapatos. Preste atenção a quaisquer atividades que levam à dor no calcanhar ou durante a atividade , logo após ou no dia seguinte. Um diário de exercícios pode ajudar a determinar todas as atividades que causam dor no calcanhar. Cross-training para os corredores também é uma boa idéia , juntamente com alongamento regular dos músculos na parte de trás das pernas.
Aviso
Quaisquer trechos deve ser feito regularmente e suavemente . Alongamentos só são eficazes quando feito regularmente, e trechos que são muito vigorosa pode irritar os tecidos e fazer fascite plantar pior. Alongamentos devem ser confortáveis , não doloroso.