A Técnica Graston ® foi pensado por um atleta que foi frustrado por sua lenta recuperação após uma lesão dos tecidos moles. Desde que ele tinha experiência em usinagem, ele se perguntou se instrumentos de metal poderia ser usado para ajudar a restaurar a amplitude de movimento de tecidos lesados . A pesquisa sobre a técnica começou em Indiana , em 1994 , ea empresa-mãe começou a treinar os médicos para usar a técnica em 1999. Agora, existem cerca de 6000 médicos que utilizam a técnica de Graston ® como parte de seus programas de reabilitação , ea técnica é uma parte do currículo em 29 faculdades /universidades (ver secções Recursos para localizar os praticantes ) .
Características
A fáscia é feito de camadas de tecido conjuntivo que circundam os músculos , ligamentos , tendões e outras partes do corpo . Lesões dos tecidos moles crônicas, como fascite plantar muitas vezes incluem o tecido da cicatriz e /ou aderências que podem fazer a fascia " dura" e limitar a amplitude de movimento . Muitos tratamentos para fascite plantar envolve alongamento dos músculos, tendões e fáscia da panturrilha e do pé.
A Técnica Graston ® é um método de esticar os tecidos envolvidos na fascite plantar , a fim de reduzir a dor e melhorar a gama de movimento . A técnica utiliza instrumentos de aço inoxidável patenteados , que o clínico se move sobre as áreas afetadas de uma forma prescrita. Cada instrumento tem o formato e peso para uma área específica do corpo. Para o tratamento da fascite plantar , os instrumentos são usados ao longo do músculo gastrocnêmio ( músculo grande na panturrilha ), o primeiro metatarsofalângica (onde o dedão do pé se conecta ao pé) e da tuberosidade medial do calcâneo ( a protuberância no osso do calcanhar no arqui- lateral do pé).
Durante técnica Graston ® tratamentos , o médico pressiona firmemente o instrumento de aço inoxidável para a área afetada , e constantemente se move o instrumento em toda a área . Ao mover o instrumento através da pele , o médico pode sentir áreas " irregulares ", onde o tecido cicatricial ou aderências são . O suave puxar o instrumento através do tecido é projetado para quebrar as aderências ou tecido cicatricial , liberando o tecido para o aumento da amplitude de movimento. O paciente não é limitado em suas atividades durante o tratamento com a técnica Graston . O clínico terá o paciente fazer um breve aquecimento antes do tratamento, e esticar e aplicar gelo depois. Os pacientes geralmente têm tratamentos duas vezes por semana durante quatro a cinco semanas.
Alternativas
métodos para diminuir a dor e aumentar a amplitude de movimento em pacientes fasceíte plantar incluem gelo massagem , uso de medicamentos anti- inflamatórios , alongamento e fortalecimento muscular , o uso de talas noturnas, ultra-som ou terapia galvânica , e terapia de ondas de choque extracorpóreas . O seu médico ou fisioterapeuta pode ajudá-lo a decidir qual a combinação de terapias é certo para você . Em casos raros, a cirurgia é necessária para o tratamento de fascite plantar.
Prevenção /solução
Desde fasceíte plantar é muitas vezes provocadas por excesso de uso , é importante prestar atenção às actividades que causam ou aumentam a dor no calcanhar. Em pé, caminhando , correndo e pulando são todas as atividades que podem esticar a fáscia plantar. Manter um diário de dor pode ajudá-lo a dizer que as atividades estão contribuindo para a sua dor no calcanhar , para que possa reduzir ou eliminar certas atividades.
Como as pessoas que estão acima do peso são mais propensas a desenvolver fascite plantar , perda de peso pode ajudar quando é apropriado . Desde que as mulheres grávidas são mais propensas a fascite plantar , eles devem tomar cuidado extra para usar sapatos com bom apoio do arco . Os corredores também precisa tomar cuidado especial para usar os sapatos adequados; consulte a seção Recursos para obter conselhos sobre a seleção sapatos. Os corredores devem se esqueça de usar alongamentos suaves regulares que visam os músculos das costas das pernas; isso pode ajudar a evitar a fascite plantar.
Considerações
Há uma variedade de métodos disponíveis para o tratamento da fascite plantar. A maior parte dos métodos são usados em combinação com outros métodos . O seu médico ou fisioterapeuta pode ajudar a decidir qual combinação irá funcionar melhor para você.
Possíveis efeitos colaterais da Técnica Graston ® incluem desconforto , inchaço e hematomas , e são geralmente ligeiros.