As varreduras do osso , testes de densidade óssea , ea densitometria de qualquer medida de densidade mineral óssea (DMO) ou conteúdo mineral ósseo (BMC) , usando raios-X , raios gama, ou ondas sonoras . Você pode obter vários tipos de exames : tomografia computadorizada quantitativa ( QCT ) , ultra-sonografia quantitativa ( USQ ) , DEXA central ( energia dupla absorção de raios -x) , DEXA periférico, e ressonância magnética (MRI). DEXA cintilografia óssea são mais comuns.
Mineral óssea Números conteúdo e densidade
com testes DEXA , o tamanho total do osso ea densidade ( mineral por polegada quadrada ) é calculado . O tamanho da área ensaiada será indicada em centímetros ( cm 2 ) . O conteúdo mineral ósseo será mostrado no total de gramas ( 12.05 , por exemplo) . E a densidade mineral óssea será uma divisão de tamanho e conteúdo mineral ósseo em formato decimal , como 0,736 .
T -Score
A t -score é sobre a espessura ou densidade do osso em comparação com uma pessoa normal , saudável e jovem do mesmo sexo . Este número compara sua massa óssea com a de alguém que alcançou pico de massa óssea .
Z -Score
O z -score é uma medida de um osso específico comparação ao mesmo osso em um , mesmo sexo pessoa igualmente -idade. Ele fornece um ponto confiável de comparação e indica a extensão da situação de perda óssea.
Conclusões
o escore T é usado para diagnosticar a osteoporose ( uma t -score de -2,5 desvios da norma padrão ) . Quanto mais negativa a pontuação , maior a perda óssea. Por outro lado , os escores z mostrar se você tem perda óssea excessiva para a sua idade . Eles também ajudam a determinar que tipo de osteoporose está presente e como tratá-la .