Exatamente como massagem afeta os músculos e outros tecidos moles e que mudanças , benéficas ou não, ela traz no resto do corpo ainda é incerto. No entanto, várias teorias existem para as razões pelas quais a massagem é um tratamento eficaz da hipertensão arterial ( pressão alta) , ansiedade, depressão e dor. Estes incluem a estimulação dos tecidos moles libera substâncias químicas benéficas , como a serotonina ou endorfinas , na corrente sanguínea , promovendo uma sensação de bem -estar e aumentar o limiar de dor.
Dor lombar
Mais pesquisas são necessárias antes que qualquer conclusão pode ser tirada sobre a eficácia da massagem terapêutica para as condições específicas de saúde. No entanto, em 2007, a American Pain Society eo American College of Physicians recomenda que a massagem ser empregado juntamente com outras terapias da medicina complementar e alternativa, como a acupuntura , para tratar pacientes com dor lombar crônica se eles não responderam ao tratamento convencional. Uma revisão de 13 ensaios clínicos , realizados em 2008, revelou que a massagem pode ser benéfica nesses casos.
Exercício
Por outro lado , uma revisão de 27 de clínica estudos sobre a eficácia da massagem na redução da dor e promover a recuperação de atletas após o exercício , realizado pelo Jornal Clínica de Medicina Esportiva , no mesmo ano , revelou apenas " evidência moderada para a eficácia da massagem terapêutica. " Os ensaios envolveram massagens diferentes partes do corpo , utilizando diferentes técnicas de massagem , durante vários períodos de tempo . Outro estudo , conduzido pelo professor Michael Tschavovsky da Queens University , Ontário, Canadá , em 2009, revelou que a massagem realmente reduzido , ao invés de aumentar, o fluxo de sangue para os músculos e impediu a remoção do ácido lático - um subproduto das reações químicas que levar a contração muscular - em comparação com outras técnicas de aquecimento para baixo , como alongamento , caminhar ou correr
.