casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | fratura óssea

Quais são as etapas de uma fratura cicatrizada?

A consolidação de uma fratura envolve várias etapas:

1. Formação de hematoma :Imediatamente após a ocorrência de uma fratura, os vasos sanguíneos se rompem e formam um hematoma (coágulo sanguíneo) no local da fratura. Este hematoma fornece uma estrutura para o processo de cicatrização.

2. Inflamação :Poucas horas após a lesão, a inflamação se instala. Essa resposta inflamatória traz glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico para a área, o que ajuda a limpar tecidos danificados e detritos.

3. Formação de calo fibrocartilaginoso :Durante as primeiras semanas após a fratura, um calo de fibrocartilagem se forma ao redor do local da fratura. Esse calo é composto de fibras de colágeno e outros tecidos conjuntivos que proporcionam estabilização temporária à fratura.

4. Formação de calo ósseo :À medida que a cicatrização avança, o calo da fibrocartilagem começa a mineralizar e a endurecer, formando um calo ósseo. Este calo ósseo fortalece o local da fratura e proporciona estabilidade adicional.

5. Remodelação :Na fase final da cicatrização, o calo ósseo sofre remodelação, que envolve a remodelagem e suavização da nova formação óssea. Esse processo pode levar vários meses para ser concluído.

Ao longo do processo de cicatrização, células especializadas chamadas osteoblastos e osteoclastos trabalham juntas para construir novo tecido ósseo e remover osso danificado, respectivamente, contribuindo para a reparação gradual da fratura.