casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | fratura óssea

O que é uma fratura do planalto tibial?

Uma fratura do planalto tibial é uma ruptura na superfície óssea da articulação do joelho. O planalto tibial é a superfície superior da tíbia e forma a articulação com os dois côndilos do fêmur (osso da coxa). As fraturas do planalto tibial são frequentemente causadas por lesões de alta energia devido a quedas de altura ou acidentes automobilísticos. Podem ser lesões muito graves e requerem tratamento médico imediato.

Sintomas de fratura do planalto tibial



Os sintomas de uma fratura do planalto tibial podem incluir:

* Dor e inchaço no joelho
* Dificuldade para andar ou suportar peso na perna lesionada
* Hematomas ou descoloração ao redor do joelho
* Deformidade do joelho
* Perda de sensação ou movimento na perna lesionada

Diagnóstico de fratura do planalto tibial



As fraturas do planalto tibial são diagnosticadas com uma combinação de exame físico e exames de imagem. Durante o exame físico, o médico verificará se há dor e inchaço, deformidade e perda de sensibilidade ou movimento. Exames de imagem, como raios X e ressonância magnética, podem ajudar a confirmar o diagnóstico e determinar a extensão da lesão.

Opções de tratamento para fratura do planalto tibial



O tratamento da fratura do planalto tibial depende do tipo de fratura e da gravidade da lesão. Tratamentos não cirúrgicos, como muletas, cinta e fisioterapia, podem ser recomendados para algumas fraturas. O tratamento cirúrgico pode ser necessário para fraturas mais graves e pode envolver o uso de parafusos, placas, hastes ou fios para estabilizar os ossos.

Recuperação de uma fratura do planalto tibial



A recuperação de uma fratura do planalto tibial pode ser um processo longo e difícil. O tempo de recuperação varia de acordo com a gravidade da lesão e de cada paciente. Com tratamento e reabilitação adequados, a maioria das pessoas conseguirá uma recuperação completa.