casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

É perigoso quando você compartilha o mesmo grupo sanguíneo com seu marido?

Não, não é perigoso partilhar o mesmo grupo sanguíneo com o seu marido. Na verdade, pode ser benéfico, pois significa que vocês podem doar sangue uns aos outros, se necessário. No entanto, há algumas coisas que você deve ter em mente se você e seu marido tiverem o mesmo grupo sanguíneo.

Primeiro, é importante estar ciente dos riscos das transfusões de sangue. Embora as transfusões de sangue sejam geralmente seguras, há sempre um pequeno risco de complicações, como infecção, reação alérgica e lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI). Esses riscos são os mesmos, independentemente de você e seu marido terem o mesmo grupo sanguíneo.

Em segundo lugar, se você e seu marido planejam ter filhos, é importante estar ciente do potencial de incompatibilidade Rh. A incompatibilidade Rh ocorre quando a mãe é Rh negativo e o pai é Rh positivo. Nesse caso, o sistema imunológico da mãe pode atacar os glóbulos vermelhos do feto, causando anemia hemolítica. A incompatibilidade Rh pode ser evitada pela administração de imunoglobulina Rh (RhoGAM) à mãe durante a gravidez e após o parto.

No geral, compartilhar o mesmo grupo sanguíneo com seu marido não é perigoso. Porém, é importante estar atento aos riscos das transfusões de sangue e da incompatibilidade Rh.