casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Qual é a diferença entre fluido intravenoso e sangue?

Fluido intravenoso (fluido intravenoso) e sangue são substâncias que podem ser administradas aos pacientes através de uma veia. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois.

O fluido intravenoso é uma solução de água e eletrólitos. É usado para repor líquidos e minerais que foram perdidos do corpo devido à desidratação, sangramento ou outras condições médicas. Fluidos intravenosos também podem ser usados ​​para fornecer medicamentos ou nutrientes ao corpo.

O sangue é um fluido complexo que contém glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os tecidos do corpo, enquanto os glóbulos brancos ajudam a combater infecções. As plaquetas ajudam a estancar o sangramento e o plasma é a parte líquida do sangue que transporta nutrientes, hormônios e resíduos.

Os fluidos intravenosos são normalmente administrados através de um tubo de plástico (cateter) inserido em uma veia do braço ou da mão. As transfusões de sangue são normalmente administradas através de um tipo semelhante de cateter, mas o sangue é primeiro filtrado para remover quaisquer bactérias ou vírus nocivos.

Os fluidos intravenosos são geralmente seguros e bem tolerados, mas às vezes podem causar efeitos colaterais como inchaço, hematomas e infecção no local da injeção. As transfusões de sangue também podem causar efeitos colaterais, como reações alérgicas, febre e calafrios.

É importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios dos fluidos intravenosos e das transfusões de sangue antes de recebê-los.