casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
O que acontece quando eles não correspondem aos grupos sanguíneos?
Os grupos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência de antígenos específicos na superfície dos glóbulos vermelhos. Quando um paciente recebe uma transfusão de sangue, os glóbulos vermelhos do doador devem ser compatíveis com o plasma do paciente para evitar uma reação transfusional. Se os glóbulos vermelhos do doador contiverem antígenos que o plasma do paciente não reconhece, o sistema imunológico do paciente atacará e destruirá os glóbulos vermelhos do doador, causando uma reação transfusional.
As reações transfusionais podem variar em gravidade, de leves a potencialmente fatais. Reações transfusionais leves podem causar febre, calafrios e urticária. Reações transfusionais mais graves podem causar dificuldade para respirar, pressão arterial baixa e insuficiência renal. Em casos raros, as reações transfusionais podem ser fatais.
Para evitar reações transfusionais, os bancos de sangue examinam cuidadosamente o sangue do doador para garantir que seja compatível com o sangue do receptor. O sangue é testado para grupo sanguíneo ABO, fator Rh e outros antígenos. Caso o sangue do doador não seja compatível com o sangue do receptor, a transfusão não será realizada.
Em alguns casos, um paciente pode precisar receber uma transfusão de sangue de um doador que tenha um grupo sanguíneo diferente. Isso é chamado de transfusão de sangue incompatível. As transfusões de sangue incompatíveis têm maior probabilidade de causar uma reação transfusional do que as transfusões de sangue compatíveis, mas podem ser necessárias para salvar a vida do paciente.