casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Os pais com tipo sanguíneo A positivo podem ter um filho do tipo?

Sim, pais com tipo sanguíneo A positivo podem ter um filho com tipo sanguíneo A positivo, A negativo, B positivo ou B negativo.

O tipo sanguíneo é determinado pela presença ou ausência de antígenos específicos na superfície dos glóbulos vermelhos. Existem dois sistemas principais de grupos sanguíneos:o sistema de grupos sanguíneos ABO e o sistema de grupos sanguíneos Rh.

O sistema de grupo sanguíneo ABO envolve dois antígenos, A e B. Pessoas com tipo sanguíneo A têm apenas antígenos A em seus glóbulos vermelhos, pessoas com tipo sanguíneo B têm apenas antígenos B, pessoas com tipo sanguíneo AB têm antígenos A e B, e pessoas com tipo sanguíneo O não possuem antígenos A nem B.

O sistema de grupo sanguíneo Rh envolve um antígeno, D. Pessoas com sangue Rh positivo têm o antígeno D, enquanto pessoas com sangue Rh negativo não possuem o antígeno D.

O tipo sanguíneo de uma criança é determinado pelos tipos sanguíneos de seus pais. Se ambos os pais tiverem sangue A positivo, a criança pode ter sangue A positivo ou A negativo. Se um dos pais tiver sangue A positivo e o outro pai tiver sangue O positivo, a criança pode ter sangue A positivo, A negativo, O positivo ou O negativo. E assim por diante.