casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Qual é a utilidade de um banco de sangue do cordão umbilical?

O banco de sangue do cordão umbilical envolve a coleta e preservação de células-tronco do cordão umbilical e da placenta após o parto. Estas células estaminais podem ser uma fonte valiosa para tratamentos médicos no futuro, especialmente para a criança de quem foi recolhido o sangue do cordão umbilical ou para os seus irmãos. Aqui estão os principais usos de um banco de sangue do cordão umbilical:

1. Tratamentos médicos potenciais:
O sangue do cordão umbilical contém células-tronco que podem ser usadas para tratar uma variedade de doenças e condições, incluindo:

- Distúrbios Relacionados ao Sangue: As células-tronco do sangue do cordão umbilical podem ser usadas no transplante de células-tronco para tratar cânceres do sangue, como leucemia e linfoma, bem como doenças hereditárias do sangue, como anemia falciforme e talassemia.
- Distúrbios do sistema imunológico: As células-tronco do sangue do cordão umbilical podem ajudar a reconstruir o sistema imunológico de um paciente afetado por deficiências ou distúrbios imunológicos graves.
- Distúrbios metabólicos: As células-tronco do sangue do cordão umbilical demonstraram potencial no tratamento de certos distúrbios metabólicos, como a síndrome de Hurler e a doença de Krabbe.

2. Pesquisa com células-tronco:
O sangue do cordão umbilical é uma fonte rica em células estaminais, que são cruciais para a investigação e para o avanço da nossa compreensão das terapias com células estaminais e da medicina regenerativa. Os investigadores podem estudar as células estaminais do sangue do cordão umbilical para desenvolver novos tratamentos, avaliar a segurança e a eficácia das terapias com células estaminais e obter conhecimentos sobre o desenvolvimento e a função das células estaminais.

3. Necessidades médicas futuras:
Embora as necessidades médicas específicas de uma criança não possam ser previstas à nascença, o banco de sangue do cordão umbilical oferece a possibilidade de ter disponível uma potencial opção de tratamento no caso de condições médicas inesperadas que possam surgir no futuro.

4. Compatibilidade genética:
As células-tronco do sangue do cordão umbilical são geneticamente compatíveis com o doador (a criança) e têm maior probabilidade de serem compatíveis com os irmãos da criança, aumentando as chances de um transplante de células-tronco bem-sucedido, se necessário.

5. Bancos de sangue do cordão umbilical públicos e privados:
Os bancos de sangue do cordão umbilical podem ser públicos ou privados. Os bancos públicos de sangue do cordão umbilical armazenam as doações de sangue do cordão umbilical anonimamente e as disponibilizam para qualquer paciente que necessite de um transplante de células-tronco, independentemente da sua origem genética. Os bancos privados de sangue do cordão umbilical armazenam sangue do cordão umbilical especificamente para uso da família do doador. A decisão de armazenar sangue do cordão umbilical e de escolher um banco de sangue do cordão umbilical público ou privado é uma decisão pessoal que requer consideração cuidadosa e discussão com os profissionais de saúde.