casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Por que uma pessoa com sangue tipo A não pode receber sangue B?

Uma pessoa com sangue tipo A não pode receber sangue B porque seu sistema imunológico reconheceria os antígenos B nos glóbulos vermelhos do doador como estranhos e os atacaria. Isso causaria uma reação transfusional, que poderia ser fatal.

Pessoas com sangue tipo A possuem anticorpos anti-B no plasma. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema imunológico em resposta à presença de antígenos B estranhos. Se o sangue tipo B for transfundido para uma pessoa com sangue tipo A, os anticorpos anti-B no plasma do receptor se ligarão aos antígenos B nos glóbulos vermelhos do doador e farão com que eles se aglutinem (agrupem). Essa aglutinação pode bloquear os vasos sanguíneos e impedir que o oxigênio chegue a órgãos vitais, levando a complicações graves como hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos), insuficiência renal e até morte.

Portanto, é importante que as pessoas com sangue tipo A recebam transfusões de sangue apenas de doadores que tenham sangue tipo A ou tipo O, pois esses tipos sanguíneos não contêm antígenos B que desencadeariam uma resposta imunológica.