casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
Quando o sangue passa pelas células do corpo, o que acontece?
As células do corpo absorvem oxigênio e nutrientes do sangue e liberam dióxido de carbono e outros resíduos. O sangue é um fluido que circula por todo o corpo, transportando oxigênio, nutrientes e resíduos de e para as células. Quando o sangue passa pelas células do corpo, as células usam o oxigênio e os nutrientes do sangue para produzir energia e realizar outras funções essenciais. As células também liberam dióxido de carbono e outros produtos residuais no sangue, que são então transportados para os pulmões e rins para eliminação do corpo.
A troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o sangue e as células do corpo ocorre nos capilares, que são minúsculos vasos sanguíneos que conectam as artérias às veias. As paredes dos capilares são muito finas, permitindo a fácil difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre o sangue e os tecidos circundantes.
O processo de troca de oxigênio e dióxido de carbono é essencial para a sobrevivência das células do corpo. Sem oxigênio, as células não seriam capazes de produzir energia e acabariam morrendo. Sem a remoção do dióxido de carbono, as células se tornariam ácidas e eventualmente morreriam.
A circulação do sangue por todo o corpo é um processo contínuo que garante que todas as células tenham o oxigênio e os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.