casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
O que é doação de sangue de reposição?
Doação de sangue de reposição, também chamada de doação dirigida ou doação designada, envolve a doação de sangue ou hemoderivados para alguém que deles precisa, geralmente um membro da sua família ou um membro do seu círculo de amigos.
Assim como a doação regular de sangue total, a doação de sangue de reposição envolve doar sangue ao banco de sangue, que o reserva para uso de uma pessoa específica e rotula o sangue com o nome dessa pessoa.
Por que considerar a doação para uma pessoa específica? Algumas pessoas acreditam que é importante que um ente querido receba sangue de alguém que conhece, como um parente ou amigo próximo. Outros são incentivados a doar para amigos ou parentes por motivos religiosos. Em alguns casos, os médicos recomendam que os pacientes recebam sangue apenas de amigos e familiares pré-selecionados, se o paciente tiver múltiplos anticorpos.
Mas a doação de reposição não é melhor nem mais segura do que aceitar sangue de qualquer doador.
Se você está planejando doar sangue para alguém especial Esteja ciente de que embora o seu desejo seja importante, os profissionais médicos decidem se o seu sangue é adequado para atender às necessidades específicas do paciente pretendido. O sangue doado deve atender a todos os requisitos de segurança e compatibilidade.
Além disso, o sangue direcionado especificamente para um determinado paciente ainda é processado pelo banco de sangue. A unidade rotulada permanece no banco de sangue até que o destinatário específico necessite do sangue. A unidade designada não acompanha você até a cabeceira do destinatário no hospital.