casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
Por que uma pessoa pode receber plaquetas doadas por qualquer pessoa, mas precisa de um determinado tipo de sangue total?
As plaquetas são pequenas células sanguíneas incolores responsáveis pela coagulação do sangue. Eles são produzidos na medula óssea e circulam na corrente sanguínea por cerca de 10 dias antes de serem destruídos. Quando uma pessoa é ferida, as plaquetas são ativadas e se unem para formar um coágulo, que interrompe o sangramento.
O sangue total é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para o resto do corpo, os glóbulos brancos combatem as infecções e as plaquetas ajudam a estancar o sangramento. O plasma é a parte líquida do sangue que transporta nutrientes e hormônios por todo o corpo.
Uma pessoa pode receber plaquetas doadas por qualquer pessoa porque as plaquetas não contêm antígenos de glóbulos vermelhos. Os antígenos dos glóbulos vermelhos são proteínas encontradas na superfície dos glóbulos vermelhos. As pessoas só podem receber transfusões de sangue de pessoas que tenham antígenos de glóbulos vermelhos compatíveis. Se uma pessoa receber uma transfusão de sangue de alguém com antígenos de glóbulos vermelhos incompatíveis, seu sistema imunológico atacará os glóbulos vermelhos transfundidos, causando uma reação potencialmente fatal.
O plasma e as plaquetas não são afetados pelos antígenos dos glóbulos vermelhos, portanto uma pessoa pode receber plaquetas doadas por qualquer pessoa, independentemente do tipo sanguíneo.