casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
O que acontecerá se você injetar sangue de outra pessoa que não seja do mesmo tipo?
Se alguém receber uma transfusão de sangue com sangue incompatível, isso pode levar a uma condição grave e potencialmente fatal chamada reação transfusional. Aqui está o que acontece quando sangue incompatível é transfundido:
1.
Resposta imunológica :Quando sangue incompatível é introduzido no corpo do receptor, o sistema imunológico reconhece os glóbulos vermelhos estranhos como estranhos e monta uma resposta imunológica.
2.
Ligação de Anticorpos :O sistema imunológico do receptor produz anticorpos que se ligam aos antígenos (marcadores) na superfície dos glóbulos vermelhos transfundidos. Este processo de ligação é chamado de aglutinação.
3.
Destruição de glóbulos vermelhos :Assim que os anticorpos se ligam aos glóbulos vermelhos, o sistema complemento, uma parte do sistema imunológico, é ativado. O sistema complemento leva à destruição dos glóbulos vermelhos transfundidos, causando hemólise (ruptura e degradação dos glóbulos vermelhos).
4.
Sintomas de reação transfusional :A destruição dos glóbulos vermelhos pode causar vários sintomas, incluindo:
- Febre
- Calafrios
- Falta de ar
- Dor no peito
- Náusea
- Vômito
- Pressão arterial baixa
- Confusão
5.
Danos nos rins :Os produtos de degradação dos glóbulos vermelhos hemolisados, como a hemoglobina, podem acumular-se na corrente sanguínea e danificar os rins. Isso pode levar à insuficiência renal aguda.
6.
Coagulação Intravascular Disseminada (DIC) :Em casos graves, uma reação transfusional pode desencadear CIVD, uma condição na qual ocorre coagulação sanguínea anormal em todo o corpo. Isso pode causar sangramento generalizado e danos aos órgãos.
7.
Hemoglobinúria :A hemoglobina liberada pelos glóbulos vermelhos destruídos pode ser excretada na urina, resultando em hemoglobinúria, fazendo com que a urina pareça vermelha escura ou marrom.
8.
Potencial de morte :Se a reação transfusional for grave e não tratada prontamente, pode causar choque, falência de órgãos e até morte.
Para evitar reações transfusionais, os bancos de sangue comparam cuidadosamente o sangue do doador com o sangue do receptor para garantir a compatibilidade. Este processo envolve testar o sangue do receptor em busca de anticorpos que possam reagir com os glóbulos vermelhos do doador. Apenas sangue compatível é transfundido para minimizar o risco de reações adversas.