casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Se sangue incompatível for transfundido, o que acontece com os glóbulos vermelhos que aglutinaram?

Quando sangue incompatível é transfundido, o sistema imunológico do receptor reconhece os antígenos estranhos nos glóbulos vermelhos (RBCs) transfundidos como estranhos e monta uma resposta imunológica. Esta resposta envolve a produção de anticorpos que se ligam aos antígenos nas hemácias, fazendo com que elas se aglutinem ou se agrupem. Os eritrócitos aglutinados podem então ser destruídos pelo sistema imunológico do receptor por meio de um processo denominado fagocitose, no qual células especializadas chamadas fagócitos engolfam e digerem as partículas estranhas.

A aglutinação de hemácias pode levar a diversas complicações, incluindo:

1.Hemólise:A destruição das hemácias pode levar à liberação de hemoglobina na corrente sanguínea. A hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio, portanto sua liberação pode causar anemia e causar sintomas como fadiga, fraqueza, falta de ar e pele pálida.

2. Danos nos rins:A degradação dos glóbulos vermelhos também pode levar à liberação de substâncias nocivas, como hemoglobina livre e ferro, na corrente sanguínea. Estas substâncias podem danificar os rins, levando à insuficiência renal.

3. Coagulação intravascular disseminada (DIC):DIC é uma condição na qual se formam coágulos sanguíneos por todo o corpo, bloqueando os vasos sanguíneos e impedindo que o oxigênio chegue aos órgãos vitais. A DIC pode ser desencadeada pela liberação de fatores pró-coagulantes durante a destruição das hemácias.

4. Choque anafilático:Em casos graves, transfusões de sangue incompatíveis podem causar choque anafilático, uma reação alérgica com risco de vida que pode causar dificuldade em respirar, inchaço da garganta e queda rápida da pressão arterial.

Portanto, é crucial garantir a compatibilidade sanguínea antes de realizar transfusões de sangue para evitar estas complicações potencialmente fatais.