casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Qual é o termo para diminuição do suprimento de sangue?

O termo para diminuição do suprimento sanguíneo é isquemia. A isquemia ocorre quando há uma redução ou bloqueio completo do fluxo sanguíneo para um tecido ou órgão. Isto pode resultar em danos ou morte do tecido ou órgão se o fornecimento de sangue não for restaurado rapidamente. A isquemia pode ser causada por vários fatores, incluindo:

- Oclusão arterial :Isso ocorre quando uma artéria fica bloqueada, impedindo que o sangue flua para um tecido ou órgão a jusante. A oclusão arterial pode ser causada por um coágulo sanguíneo (trombo), um êmbolo (um corpo estranho que viaja pela corrente sanguínea e bloqueia uma artéria) ou uma placa aterosclerótica (um acúmulo de material gorduroso e outras substâncias que estreita as artérias).
- Vasoconstrição :Isso ocorre quando os vasos sanguíneos se estreitam, reduzindo o fluxo sanguíneo para um tecido ou órgão. A vasoconstrição pode ser causada por vários fatores, incluindo danos nos nervos, inflamação e desequilíbrios hormonais.
- Choque hipovolêmico :Isso ocorre quando o corpo não possui volume sanguíneo suficiente para atender às suas necessidades. O choque hipovolêmico pode ser causado por sangramento intenso, desidratação ou terceiro espaçamento (acúmulo de líquido fora dos vasos sanguíneos).

A isquemia pode causar uma variedade de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento, frio e fraqueza. Em casos graves, a isquemia pode causar danos aos tecidos, falência de órgãos e até morte.