casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
Quantos fatores de coagulação são necessários para a coagulação do sangue?
A coagulação sanguínea envolve uma cascata complexa de eventos chamada cascata de coagulação, exigindo a ativação de múltiplos fatores de coagulação para formar um coágulo sanguíneo estável. A visão tradicional propõe que requer a ativação de 13 fatores de coagulação distintos (numerados com algarismos romanos I a XIII).
Quando ocorre lesão dos vasos sanguíneos, a cascata de coagulação é iniciada, começando com a ativação do fator XII. A ativação desses fatores envolve uma série de reações enzimáticas, onde os fatores ativados convertem os fatores inativos em suas formas ativas. À medida que a cascata progride, eventualmente leva à ativação da trombina.
A trombina então converte o fibrinogênio (uma proteína solúvel presente no plasma sanguíneo) em fibrina. As moléculas de fibrina se unem para formar uma rede semelhante a uma malha, emaranhando plaquetas e glóbulos vermelhos para formar um coágulo ou trombo que obstrui o vaso sanguíneo danificado e interrompe o sangramento.
Assim, o entendimento tradicional sugere que é necessária a activação de todos os 13 factores de coagulação de uma forma bem coordenada para levar à formação de um coágulo sanguíneo estável.