casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Qual procedimento remove um coágulo sanguíneo?

A trombectomia é um procedimento que remove um coágulo sanguíneo de um vaso sanguíneo. É comumente usado para tratar trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP). Existem várias técnicas para realizar o procedimento com base na localização do coágulo sanguíneo no corpo, em qual vaso é afetado e no tamanho do coágulo sanguíneo.

Durante uma trombectomia, é feita uma pequena incisão e um tubo fino e flexível com uma pequena câmera na extremidade (um cateter) é inserido no vaso sanguíneo. Isso permite que o médico veja a localização do coágulo sanguíneo. Uma vez encontrado o coágulo sanguíneo, o médico pode usar uma variedade de ferramentas para removê-lo, como balão, laser ou stent. Outro procedimento é usar medicamentos trombolíticos para dissolver o coágulo, convertendo o plasminogênio inativo no coágulo em enzima plasmina, uma substância eficaz para dissolver o coágulo. Alguns trombolíticos incluem alteplase (Activase), estreptoquinase (Streptase) e uroquinase (Abbokinase).

A trombectomia é um procedimento médico sério, mas na maioria das vezes é bem-sucedido e pode ajudar a resolver tanto os sintomas agudos resultantes de coágulos sanguíneos quanto as complicações de longo prazo.