casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

O que acontece ao paciente nos estágios posteriores da síndrome mielodisplásica se o tratamento não for bem-sucedido?

Se o tratamento para a síndrome mielodisplásica (SMD) não for bem-sucedido ou se a doença progredir apesar do tratamento, o paciente poderá apresentar uma série de complicações, incluindo:

1. Insuficiência da medula óssea: A SMD pode levar à insuficiência da medula óssea, que é a incapacidade da medula óssea de produzir células sanguíneas saudáveis ​​em quantidade suficiente. Isso pode causar anemia grave, trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) e neutropenia (baixa contagem de glóbulos brancos). Essas condições podem causar fadiga, fraqueza, sangramento e aumento do risco de infecção.

2. Leucemia: A SMD pode se transformar em leucemia mieloide aguda (LMA), um tipo de câncer no sangue. Isso ocorre quando as células anormais da medula óssea começam a crescer e se multiplicar rapidamente, expulsando as células sanguíneas saudáveis. A LMA pode causar vários sintomas, incluindo fadiga, fraqueza, perda de peso, febre e sangramento.

3. Outras complicações: A SMD também pode levar a uma série de outras complicações, incluindo:
* Esplenomegalia (baço aumentado)
* Hepatomegalia (fígado aumentado)
* Linfadenopatia (gânglios linfáticos aumentados)
* Erupções cutâneas
* Perda de peso
* Fadiga
* Fraqueza
*Sangramento
* Aumento do risco de infecção

O prognóstico da SMD depende de vários fatores, incluindo o subtipo de SMD, a idade e a saúde geral do paciente e a resposta ao tratamento. Com um tratamento bem sucedido, alguns pacientes com SMD podem viver muitos anos. No entanto, para pacientes com SMD avançada ou que não respondem ao tratamento, o prognóstico é ruim.