casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

O que pode causar hiperemia?

Inflamação . Quando o tecido é lesionado, o corpo envia glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico para a área para ajudar a combater a infecção ou lesão. Essas células liberam substâncias químicas que fazem com que os vasos sanguíneos da área se dilatem, o que aumenta o fluxo sanguíneo e traz mais oxigênio e nutrientes para o tecido.
Infecção . As infecções também podem causar hiperemia, pois o sistema imunológico do corpo trabalha para combater os microorganismos invasores.
Exercício . O exercício pode causar hiperemia nos músculos que estão sendo usados, pois o corpo precisa fornecer mais oxigênio e nutrientes a esses músculos para apoiar o aumento de sua atividade.
Estresse emocional . O estresse emocional pode causar hiperemia na face, pescoço e tórax, à medida que o sistema nervoso simpático do corpo é ativado e a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam.
Certos medicamentos . Alguns medicamentos, como vasodilatadores e betabloqueadores, podem causar hiperemia como efeito colateral.
Exposição ao calor . A exposição ao calor pode causar dilatação dos vasos sanguíneos da pele, o que pode levar à hiperemia.
Queimadura solar . As queimaduras solares podem causar hiperemia na área afetada, pois a resposta inflamatória do corpo é ativada para ajudar a curar a pele danificada.