casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
Quais remédios reduzirão a pressão sanguínea rapidamente?
Existem vários medicamentos que podem reduzir a pressão arterial rapidamente, mas só devem ser usados sob supervisão de um médico. Esses medicamentos incluem:
1) Bloqueadores dos Canais de Cálcio (BCCs):Os BCCs atuam relaxando os vasos sanguíneos, o que lhes permite dilatar e reduzir a pressão arterial. Os exemplos incluem nifedipina (Procardia), amlodipina (Norvasc) e diltiazem (Cardizem).
2) Inibidores da ECA (inibidores da enzima conversora de angiotensina):Os inibidores da ECA atuam bloqueando a produção de angiotensina II, um hormônio que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos. Os exemplos incluem lisinopril (Prinivil/Zestril), enalapril (Vasotec) e ramipril (Altace).
3) BRAs (bloqueadores dos receptores da angiotensina):Os BRAs atuam bloqueando a ligação da angiotensina II aos seus receptores, o que impede o estreitamento dos vasos sanguíneos. Os exemplos incluem losartan (Cozaar), valsartan (Diovan) e irbesartan (Avapro).
4) Betabloqueadores:Os betabloqueadores atuam diminuindo a frequência cardíaca e reduzindo a força das contrações cardíacas, o que reduz a pressão arterial. Exemplos incluem metoprolol (Lopressor), atenolol (Tenormin) e propranolol (Inderal).
5) Diuréticos:Esses medicamentos normalmente não são usados para baixar a pressão arterial rapidamente, mas podem ser usados quando é importante reduzir a retenção de líquidos e os níveis de sódio no corpo. Exemplos incluem furosemida (Lasix) e hidroclorotiazida (HCTZ).
6) Clonidina:A clonidina atua estimulando os adrenorreceptores alfa-2 no cérebro para reduzir a pressão arterial.
7) Nitratos:Os nitratos atuam relaxando os vasos sanguíneos e podem proporcionar rápida redução da pressão arterial. Um exemplo de nitrato é a nitroglicerina.8) Hidralazina:A hidralazina atua relaxando diretamente os vasos sanguíneos.
É fundamental lembrar que esses medicamentos só devem ser tomados sob orientação de um médico, e a medicação e a dosagem adequadas variam de acordo com a condição do indivíduo. A redução rápida da pressão arterial pode resultar em efeitos colaterais, e a causa subjacente da pressão arterial elevada deve ser abordada para garantir o manejo a longo prazo e a prevenção de complicações.