casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue
Por qual processo a água entra no sangue?
Osmose é o processo pelo qual a água entra no sangue. Osmose é o movimento de moléculas de água de uma área de alta concentração de água para uma área de baixa concentração de água através de uma membrana semipermeável. No caso do sangue, a membrana semipermeável é a parede capilar.
A concentração de água no sangue é determinada pela concentração de solutos no sangue. Quando a concentração de solutos no sangue é alta, a concentração de água é baixa. Quando a concentração de solutos no sangue é baixa, a concentração de água é alta.
As moléculas de água movem-se das áreas de baixa concentração de soluto para as áreas de alta concentração de soluto, a fim de equalizar a concentração de solutos em ambos os lados da membrana. Esse movimento das moléculas de água é o que causa a osmose.
No caso do sangue, a concentração de solutos no sangue é superior à concentração de solutos no fluido intersticial (o fluido que envolve as células). Isso faz com que as moléculas de água se movam do fluido intersticial para o sangue através das paredes capilares.
Este movimento da água no sangue ajuda a manter a pressão arterial e o volume do sangue.