casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

O que impede que o sangue se acumule nas pernas de humanos e porcos?

Em humanos:

1. Bomba muscular: A contração e o relaxamento dos músculos das pernas atuam como uma bomba que impulsiona o sangue para cima contra a gravidade. Quando andamos ou movemos as pernas, os músculos comprimem as veias, empurrando o sangue em direção ao coração.

2. Válvulas venosas: As veias das pernas contêm válvulas unidirecionais que impedem o fluxo reverso de sangue. Essas válvulas garantem que o sangue flua apenas em direção ao coração e evitam que ele se acumule nas pernas.

3. Recuo elástico das veias: As paredes das veias são elásticas e podem esticar-se para armazenar sangue. Quando os músculos das pernas relaxam, as veias recuam, o que ajuda a impulsionar o sangue para cima.

Em porcos:

Os porcos têm mecanismos semelhantes para evitar o acúmulo de sangue nas pernas, como os humanos.

1. Bomba muscular: Os porcos usam os músculos das pernas para locomoção, e a contração desses músculos ajuda a bombear o sangue de volta ao coração.

2. Válvulas venosas: Os porcos também têm válvulas unidirecionais nas veias das pernas para evitar o fluxo reverso de sangue.

3. Bomba respiratória: Além da bomba muscular e das válvulas venosas, os porcos também possuem uma bomba respiratória que auxilia na circulação sanguínea. Quando os porcos respiram, as mudanças na pressão na cavidade torácica ajudam a mover o sangue das pernas em direção ao coração.