casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Por que o sangue tipo O pode ser doado a qualquer pessoa?

Pessoas com sangue tipo O são frequentemente chamadas de “doadores universais” porque seus glóbulos vermelhos podem ser transfundidos com segurança para pessoas com qualquer outro tipo sanguíneo. Isso ocorre porque os glóbulos vermelhos do tipo O não possuem antígenos A ou B em sua superfície, o que significa que não serão reconhecidos como estranhos pelo sistema imunológico de um receptor com um tipo sanguíneo diferente.

Por outro lado, pessoas com sangue tipo A, B ou AB só podem doar sangue para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo ou com tipo sanguíneo compatível. Por exemplo, pessoas com sangue tipo A só podem doar sangue para pessoas com sangue tipo A ou AB, e pessoas com sangue tipo B só podem doar sangue para pessoas com sangue tipo B ou AB.

A exceção a esta regra é quando uma pessoa está recebendo um transplante de células-tronco. Nesse caso, doador e receptor devem ter tipos sanguíneos compatíveis, mas não é necessário que o doador tenha sangue tipo O. Isso ocorre porque as células-tronco podem se transformar em qualquer tipo de célula sanguínea, de modo que eventualmente serão capazes de produzir glóbulos vermelhos do tipo sanguíneo do receptor.