casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Se o sangue estiver vermelho brilhante, você precisa consultar um médico?

É importante ressaltar que a cor do sangue por si só não determina se você precisa ou não consultar um médico. Existem muitos fatores que podem afetar a cor do sangue, como o tipo de sangramento, a localização do sangramento e a quantidade de tempo que o sangue ficou exposto ao oxigênio.

Em geral, o sangue vermelho brilhante é considerado sangue arterial, o que significa que é sangue rico em oxigênio que é bombeado do coração para o resto do corpo. Esse tipo de sangramento geralmente é mais grave do que o sangramento venoso (que é sangue vermelho escuro que retorna do resto do corpo ao coração), pois pode indicar que uma artéria foi danificada.

No entanto, mesmo o sangramento vermelho vivo pode ser leve e não exigir atenção médica. Por exemplo, um pequeno corte ou arranhão pode produzir sangue vermelho vivo, mas é improvável que seja grave, a menos que seja profundo ou continue a sangrar muito.

Por outro lado, alguns casos de sangramento vermelho escuro podem ser mais graves do que o sangramento vermelho brilhante. Por exemplo, sangramento vermelho escuro do reto pode ser um sinal de sangramento gastrointestinal, que pode ser causado por uma variedade de condições, incluindo câncer.

Por isso, é sempre importante consultar um médico caso esteja apresentando algum tipo de sangramento, independente da cor. O médico pode avaliar o sangramento e determinar se é sinal de uma doença mais grave.