casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue

Ao final de 120 dias, o que fazem os glóbulos vermelhos?

Ao final de 120 dias, as hemácias (eritrócitos) passam por um processo denominado eritrofagocitose, onde são reconhecidas como velhas ou danificadas e são retiradas da circulação. Aqui está um resumo do que acontece com os glóbulos vermelhos após 120 dias:

1.Envelhecimento:Os glóbulos vermelhos têm uma vida útil de aproximadamente 120 dias no corpo humano. À medida que envelhecem, tornam-se menos flexíveis e eficientes no transporte de oxigénio devido a vários factores, tais como stress oxidativo e desgaste.

2.Reconhecimento e marcação:Os glóbulos vermelhos velhos ou danificados são reconhecidos pelos macrófagos, que são células especializadas do sistema imunológico. Os macrófagos identificam moléculas ou marcadores específicos na superfície desses glóbulos vermelhos, marcando-os para destruição.

3.Eritrofagocitose:Os macrófagos engolfam e internalizam os glóbulos vermelhos marcados por meio de um processo chamado eritrofagocitose. Esse processo ocorre principalmente no baço, fígado e medula óssea, onde residem os macrófagos.

4. Degradação da hemoglobina:Dentro dos macrófagos, a hemoglobina dos glóbulos vermelhos é decomposta em seus componentes:heme e globina. Heme contém ferro, que é reciclado e reutilizado para a produção de novos glóbulos vermelhos.

5.Reciclagem de ferro:O ferro recuperado do heme é transportado para a medula óssea, onde é utilizado na síntese de hemoglobina para a produção de novos glóbulos vermelhos.

6. Produção de bilirrubina:O componente globina da hemoglobina é decomposto em aminoácidos, que são posteriormente metabolizados. Um dos produtos de degradação é a bilirrubina, um pigmento amarelo que contribui para a cor da bile e da urina.

7. Produtos de destruição de glóbulos vermelhos:Os restos de glóbulos vermelhos destruídos, incluindo bilirrubina e outros produtos de degradação, são transportados para o fígado para posterior processamento e excreção.

Ao remover glóbulos vermelhos velhos ou danificados, a eritrofagocitose garante o funcionamento eficiente do sistema circulatório e o fornecimento contínuo de oxigênio aos tecidos e órgãos.