Síndromes mielodisplásicas (SMD) são uma família de doenças que ocorrem em pacientes cujas células-tronco não amadurecem em células do sangue ou função corretamente. Algumas formas de MDS são extremamente leve e fácil de gerenciar , enquanto outros se transformar em leucemia , o que pode ser fatal . MDS é diagnosticada através de testes de sangue e medula óssea , após o que é encenado por um médico usando o prognóstico Scoring System International. Os problemas médicos que são característicos para MDS são atribuídos uma pontuação , que por sua vez dá um paciente como um preditor para o quão bem ele se sairá .
Sinais e Sintomas
primeiros MDS é raramente detectada pelo paciente , que pode ser assintomático nesta fase da doença . No entanto, como MDS progride , o paciente pode notar fadiga , falta de ar , fácil contusões ou sangramento , pequenas manchas vermelhas sob a pele (petéquias ) , perda de peso e infecções frequentes . O paciente também pode ser extremamente pálido , devido à presença de anemia.
Suporte Tratamento
Não há cura para o MDS , por isso, a maioria dos pacientes submetidos a tratamento de suporte para minimizar os seus sintomas . Muitas vezes os pacientes optam por terapia de transfusão para aumentar a contagem de células vermelhas do sangue , reduzindo assim a fadiga e redução dos sintomas da anemia. Estes tratamentos podem ser eficazes durante até um mês, no máximo . No entanto, em alguns casos , os pacientes com MDS construir uma tolerância à terapia transfusional ao longo do tempo .
Os EUA Food and Drug Administration (FDA) aprovou também uma pequena lista de medicamentos que estimulam a produção de glóbulos vermelhos ou aumento de células brancas do sangue para ajudar a prevenir a infecção . Azacitidina e Dacogen podem estimular o desenvolvimento de células sanguíneas vermelhas e retardar a progressão da doença em leucemia . Revlimid pode ajudar a eliminar a necessidade de transfusões de sangue em pacientes cujo MDS é associado com anomalia cromossômica .
Tratamentos agressivos
abordagens mais agressivas para tratar pacientes com MDS graves incluem quimioterapia e transplantes de células estaminais . No entanto, os últimos rendimentos alguns candidatos por causa do risco de implantação de células -tronco em adultos mais velhos , que são mais propensos a sofrer de MDS . Transplante nonmyeloablative antes da implantação , em vez de quimioterapia, é um novo procedimento que poderia fazer transplantes de células-tronco uma opção mais viável para os adultos mais velhos.
Quem está em risco ?
fatores de risco para MDS incluem a idade , o sexo , a exposição a carginogens e doenças congênitas . Pessoas em seus 70 e 80 anos são mais propensos a desenvolver MDS , com os homens sendo mais propensas a esta doença. Pessoas com história de exposição a agentes causadores de câncer , como o tabaco , podem ser mais em risco de MDS . Certas doenças genéticas , como a anemia de Fanconi e síndrome de Down , aumentam o risco de MDS .